Lockheed EC-130

Lockheed EC-130
Lockheed EC-130
Visão geral
Fabricante Lockheed Aircraft Co.

Lockheed Martin

Ficha técnica
Motor 4 × motores turboélice Rolls-Royce AE 2100D3, 3.424 kW cada
Modelos relacionados Lockheed C-130 Hercules

Lockheed Martin C-130J Super Hercules
Lockheed EC-130H Lockheed EC-130J

Dimensões
Comprimento 29.79 m
Largura 40.416 m
Altura 11.84 m
Tanque 25.600 l
Velocidade máxima 644 km/h

A série Lockheed Martin EC-130 compreende várias versões ligeiramente diferentes do Lockheed C-130 Hercules que foram e continuam a ser operados pela Força Aérea dos EUA e, até a década de 1990, pela Marinha dos Estados Unidos.[1][2]

O Centro de Controle e Comando Aerotransportado de Campo de Batalha EC-130E (ABCCC) foi baseado em uma plataforma C-130E básica e forneceu recursos de posto de comando aéreo táctico para comandantes aéreos e comandantes terrestres em ambientes de baixa ameaça aérea. As aeronaves EC-130E ABCCC foram aposentadas em 2002 e a missão foi 'migrada' para as frotas E-8 Joint STARS e Boeing E-3 Sentry.

O EC-130E Commando Solo era uma versão anterior de uma aeronave de operações psicológicas da Força Aérea dos EUA e da Guarda Nacional Aérea (PSYOP) e esta aeronave também empregava uma fuselagem C-130E, mas foi modificada usando o equipamento eletrônico de missão do aposentado EC- Aeronave 121S Coronet Solo. Esta fuselagem serviu durante a primeira Guerra do Golfo (Operação Tempestade no Deserto), Operação Defender a Democracia, a segunda Guerra do Golfo (Operação Liberdade do Iraque) e na Operação Liberdade Duradoura. O EC-130E acabou sendo substituído pelo EC-130J Commando Solo e aposentado em 2006.

Baseado em uma fuselagem C-130H, o EC-130H Compass Call é uma plataforma de interferência de comunicações no ar operada pelo 55º Grupo de Combate Eletrônico do Comando de Combate Aéreo (ACC) (55 ECG) na Base Aérea de Davis-Monthan , Tucson, Arizona. A aeronave EC-130 Compass Call tenta interromper as comunicações de comando e controle do inimigo e limita a coordenação adversária essencial para o sequenciamento da força inimiga. O sistema Compass Call emprega contra informação ofensiva e recursos de ataque eletrônico em apoio às forças tácticas aéreas, de superfície e de operações especiais dos EUA e da Coalizão. O EC-130H foi usado extensivamente na Guerra do Golfo e na Operação Iraqi Freedom, interrompendo as comunicações iraquianas nos níveis estratégico e táctico. Também foi usado na Operação Enduring Freedom no Afeganistão e na Operação Inherent Resolve contra o Estado Islâmico.

O EC-130J Commando Solo é um C-130J Hercules modificado usado para conduzir operações psicológicas (PSYOP) e missões de transmissão de assuntos civis nas bandas padrão AM, FM, HF, TV e comunicações militares. As missões são realizadas nas altitudes máximas possíveis para garantir padrões de propagação ideais. O EC-130J voa durante os cenários diurno ou nocturno com igual sucesso e é reabastecido no ar. Uma missão típica consiste em uma órbita de nave única que é deslocada do público-alvo desejado. Os alvos podem ser militares ou civis. O Comando Solo é operado exclusivamente pela Guarda Aérea Nacional, especificamente o193d Ala de Operações Especiais (193 SOW), uma unidade da Guarda Aérea Nacional da Pensilvânia adquirida operacionalmente pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC). O 193 SOW está baseado na Harrisburg Air National Guard Base (antiga Olmstead AFB) no Aeroporto Internacional de Harrisburg em Middletown , Pensilvânia.

A aeronave EC-130Q Hercules TCAMO ("Take Charge And Move Out") da Marinha dos EUA era uma plataforma de aviação naval baseada em terra que servia como uma aeronave de ligação de comunicações estratégicas SIOP para o míssil balístico da frota da Marinha dos EUA. (FBM) e como um link de comunicação de backup para o bombardeiro estratégico tripulado da USAF e as forças de mísseis balísticos intercontinentais. Para garantir a capacidade de sobrevivência, o TACAMO operou como uma plataforma solo, bem longe e não interagindo com outras grandes forças navais, como grupos de ataque de porta-aviões baseados no mar e suas asas aéreas ou aeronaves de patrulha marítima terrestre. Operado pelo Esquadrão de Reconhecimento Aéreo da Frota TRÊS (VQ-3) e Esquadrão de Reconhecimento Aéreo da Frota QUATRO (VQ-4), o EC-130Q foi substituído pela atual plataforma TACAMO da Marinha dos EUA, o E-6 Mercury baseado no Boeing 707.

  1. «EC-130H Compass Call». Consultado em 9 de março de 2020 
  2. «EC-130J Commando Solo». U.S. Air Force. United States Air Force. Consultado em 29 de setembro de 2015 

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search